terça-feira, 18 de maio de 2010

Mercado de trabalho para webjornalistas é tema de coletiva no IPA

Agilidade, curiosidade, polivalência e capacidade de produzir um texto atraente, convidativo à leitura. Segundo os jornalistas Márcio Gomes, diretor de conteúdo do portal Correio do Povo, e André Roca, editor de Esportes do clicRBS, essas são as características que as redações de webjornalismo procuram quando têm de contratar um novo repórter. O perfil profissional foi comunicado por eles a uma turma de estudantes do 7° semestre de jornalismo, do IPA, durante coletiva concedida nesta segunda-feira, 17, sobre webjornalismo e mercado de trabalho para webjornalistas. O evento ocorreu em uma sala de aula, no segundo piso do prédio B da instituição.

De todas as características apresentadas acima, nenhuma delas é tão importante quanto a produção textual. A garantia é de André Roca, que aproveitou para aconselhar os estudantes a fazer da universidade um laboratório para a correção de pontos fracos: “O fundamental mesmo é ter um bom texto. Um texto objetivo, sem erros de português e acentuação, e principalmente, sem opinião”.

Outra característica analisada para ingresso na área, segundo Márcio Gomes, é se o profissional sabe identificar e disponibilizar a informação principal no topo da matéria. “As pessoas têm muita dificuldade em identificar o que é informação, o que é realmente relevante, importante. É preciso ter o feeling da notícia, para evitar o nariz de cera”, alertou.

Roca também tratou de advertir os estudantes com relação aos ônus do ofício: “É uma profissão que exige muito equilíbrio emocional e doação pessoal. Não há horário de entrada e saída e a pressão é constante, já que a notícia não pode esperar”.

Para Gomes, a principal diferença do webjornalismo para as outras mídias está na possibilidade que o repórter tem de pensar as pautas a partir dos recursos existentes, como áudio e vídeo. Ele também admitiu que o objetivo do portal Correio do Povo, inaugurado em outubro do ano passado, é competir com o clicRBS. Sobre a polêmica queda do diploma para o exercício da profissão, ambos garantiram que, tanto no Correio do Povo como no ClicRBS, tudo continua como era antes.

Um comentário:

  1. Muito bom e objetivo o texto. Mas equilíbrio emocional não é o meu forte, rs, rs, rs.

    ResponderExcluir