sexta-feira, 18 de julho de 2008

Parabéns, Lula!


Criei este blog para treinar minhas opiniões, afinal de contas sou estudante de jornalismo e um dia eu posso vir a me tornar um comentarista. E, de acordo com a conduta ética do jornalismo, aqui não tentarei minimizar boas iniciativas de políticos que por ventura não pertençam a mesma linha ideológica a qual tenho afinidade. Tampouco tentarei ser brando em minhas críticas quando um político ou dirigente do meu partido ser o centro de uma ação irregular. Este espaço é isento, aliás, como deveriam ser todos os veículos de imprensa deste país.

Mas vamos ao que interessa. Acessei o Território Livre hoje para elogiar a ação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que na quarta-feira, 16, sancionou uma lei que instituiu o piso de R$950 mensais para os professores. Ou seja, por lei, agora, nenhum professor de nosso país poderá perceber quantia inferior aos 950 reais decretados pelo Presidente da República. Apesar de não ser nenhuma fortuna, melhora e muito a condição dessa categoria tão importante e ao mesmo tempo tão historicamente desvalorizada no Brasil. Presidente Lula, eu não votei no senhor, mas isso não impede que eu lhe parabenize por sua atitude sensata, íntegra e correta com o futuro e o progresso dos filhos dessa nação.

Educar é tão ou mais importante quanto julgar, por isso nunca entendi por que os juízes e promotores ganham tanto e os professores tão pouco. Na medida em que os filhos de uma nação recebem um bom aprendizado, melhora tudo. Diminuem os assaltos, diminuem os homicídios, a família se fortalece, o país se desenvolve, pô! Será que é tão difícil assim entender que é só por meio da educação que nós vamos deixar de ser o país do futuro para nos tornarmos, enfim, o país das oportunidades? Para mim parece ser uma equação muito simples, mas tudo bem, cada um com as suas limitações e com o seu alcance visionário.

Professor não é super-herói, não é anjo. Professor é apenas um ser humano como outro qualquer, porém com dom para educar. Por isso ele tem que ganhar bem, pois se sua vida pessoal e financeira for atingida, a profissional inevitavelmente sofrerá abalos. E se isso acontecer, quem perde com isso somos nós, sociedade.

O salário ainda não é lá essas coisas, mas que melhorou, ahhh, isso melhorou e muito. Por isso dessa minha iniciativa em elogiar o nosso presidente. Por falar em iniciativas positivas, presidente, bem que o senhor poderia arquivar esse projeto de lei que trâmita pelos corredores do poder, aí, em Brasília, que visa permitir que pessoas sem habilitação em jornalismo exerçam a profissão de jornalistas, pô! Sem noção, isso. Afinal, eu tô estudando pra quê? Pra bonito?

Mas não há de ser nada. Como diria Martinho da Vila, é devagar, é devagar, bem devagarzinho que as coisas se ajeitam no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário